Dádivas
" O SENHOR Deus abençoou Josafá porque ele agiu como o seu pai tinha agido no princípio do seu reinado. Ele não adorou o deus Baal, mas adorou o Deus do seu pai e obedeceu aos seus mandamentos, em vez de seguir o mau exemplo dos reis de Israel.
O SENHOR firmou o poder de Josafá como rei, e todos em Judá lhe davam presentes. Assim Josafá ficou muito rico e famoso.
Continuou cada vez mais decidido a obedecer às leis de Deus e acabou com os lugares pagãos de adoração e os postes-ídolos que havia no país de Judá." II Cr. 17:2
" Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro." Jó 42:11
" Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes.
Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra." Mt. 2:10-11
Quem não gosta de receber presentes, geralmente presenteamos alguém por gratidão, reconhecimento, recompensa, admiração, expressão de carinho e amor.
A Palavra de Deus relata algumas passagens nas quais os homens são presenteados como dádivas do Senhor.
Josafá foi um dos reis do reino do sul Judá, ele obedeceu os mandamentos do Senhor e decidiu não adorar a Baal (deus adorado no reino do norte e apoiado por Acabe e Jazabel), esta decisão de não se contaminar com o " mundo" de sua época e de seguir fielmente as leis de Deus,foi honrada pelo Senhor Deus que firmou o seu reino e o abençou com presentes dados pelo povo de Judá, “Josafá se engrandeceu em extremo” (II Cr.17:12). Obedecer de todo o coração ao Eterno tem recompensa não só espiritual mas materiais, “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”.
A vida de Jó também é uma prova de fidelidade e recompensa , depois de passar pela prova da perda, da dor , da falta, das acusações, do abandono sem amaldiçoar a Deus, antes declarando "Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido." Jó 42:1. O Senhor Eterno o restitui e recompensou como diz a Palavra: "a última parte da vida de Jó mais que a primeira.". Através de presentes dados pelos seus irmão , irmas e amigos que lhe ofertaram dinheiro e ouro. Existe um a recompenssa para aqueles que diante das aflições não perdem a confiança no Eterno.
Podemos também contemplar no nascimento do Senhor Jesus a presença de reis do Oriente que seguindo uma estrela como um sinal nos céus foram conduzidos à presença do Messias recém-nascido para o adorar com alegria e presentear com ouro, incenso e mirra, trazendo com estas ofertas as condições financeiras que Maria e José precisavam para fugir da fúria de Herodes e levar o Menino em segurança para o Egito. Quando cumprimos o chamado de Deus para abençoar com presentes e ofertas, cooperamos com o seu Plano para salvação de muitos.
O Senhor Deus em seu imenso amor nos deu o maior de todos os presentes a salvação das nossas almas, como dádiva Ele entregou por nós o seu Único Filho para redenção de nossas vidas."Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.. João 3:16
"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."