John Newton nasceu em Londres em 1725. Aos 7 anos de idade perdeu a sua mãe. Continuou sua vida trabalhando em os barcos onde sofreu todo tipo de abusos. Todas essas coisas fizeram muito dano no coração de John N. Aos 19 anos foi capitão de um barco que comercializava escravos. Tanta era sua crueldade que sua própria tripulação o odiava. Traficou milhares de homens, mulheres e crianças africanas de Serra Leoa. Os escravos eram acorrentados e apiloados. Se sujavam com seus próprios excrementos e muitos morriam adoentados. Algumas escravas eram violentadas uma vez trás outra até morrer. Newton participava dos abusos. Os escravos que sobreviviam eram vendidos em mercados de escravos.
Em dezembro de 1772 Newton estudou Crônicas 17:16 onde diz ”Quem soy eu?” e dalí preparou seu sermão de ano novo que em 1773 que leu no dia primeiro de janeiro em sua igreja. Parte do sermão eram os versos do hino que entitulou: “Faith´s Review and Expectation.” ou “Expectativa e Revisão de Fé.” Um hino que seguramente você conhece como: Maravilhosa Graça (Amazing Grace). Uma canção composta em escala pentatônica que com somente cinco notas levanta o coração do caído pecador.
Foi interpretada por ambos bandos da guerra civil norteamericana.
Foi cantada em o movimento pelos direitos civís da década de 1960 nos Estados Unidos. Em 1963 quando Martin Luther King gritou ao mundo: “Eu tenho um sonho...” a canção Maravilhosa Graça pôde ser escutada. Maravilhosa Graça foi entoada em 1990 quando Nelson Mandela foi liberto depois de passar 27 anos na prisão.
A Graça de Jesus tem poder para transformar um traficante de escravos em um homem que lutou contra a escravidão.
A Biblia diz: “Todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23 “Mas Deus, que é rico em misericórdia, por seu grande amor com que nos amou, ainda estando nos mortos em pecados, nos deu vida juntamente em cristo (pela GRAÇA sois salvos)” Efésios 2:4,5.