A Paz do Senhor Jesus!

A Paz do Senhor Jesus! Seja bem vindo. Assista nossos vídeos:



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Escolhas


Fornalha

"Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume.

Depois, mandou que os seus soldados mais fortes amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os jogassem na fornalha.
Os três jovens, completamente vestidos com os seus mantos, capas, chapéus e todas as outras roupas, foram amarrados e jogados na fornalha.
A ordem do rei tinha sido cumprida, e a fornalha estava mais quente do que nunca; por isso, as labaredas mataram os soldados que jogaram os três jovens lá dentro.
E, amarrados, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caíram na fornalha.
De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: —Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? —Sim, senhor! —responderam eles.
—Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? —perguntou o rei. —Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo.
Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: —Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha,
e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça.
O rei gritou: —Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles.
Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este.
Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia."  Daniel 3: 19 a 30


"Os pecadores em Sião se assombram, o tremor se apodera dos ímpios; e eles perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará com chamas eternas?
O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal,
este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.
Os teus olhos verão o rei na sua formosura, verão a terra que se estende até longe."   Is.33:14 a17






 Quantas vezes fazemos as escolhas certas e os resultados são diferentes dos que esperamos.
A Biblia nos relata a história de três jovens que escolheram não obedecer ao seu governate pois a ordem que receberam ia contra as suas crenças e o seu Deus. Diante de todas as autoridades da Babilônia Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não prestaram reverência a estátua de ouro que Nabucodonosor erguera para o seu deus. A intenção do rei era fortificar e validar o seu governo e um dos meios que usou foi a tentativa de instalar um controle sobre a religião fazendo com que  os seus súditos  adorassem aos deuses babilõnicos. A Biblia não menciona qual deus que a estátua representava , mas todos os povos sobre o dominio babilônico deveriam ao ouvir o som dos músicos ficar prostados e adorar a mesma.
A pretenção  absolutista de Nabucodonosor foi desafiada pela sinceridade e determinação de três jovens que só reconheciam e prestavam reverência ao Deus Absoluto, diante da setença de morte  emitida pelo rei eles declaram : "Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." Dn. 3:16-18.
A sábia decisão destes jovens, baseada em suas cresças e principios de obidiencia ao Deus de Israel, provocou uma reação de vingança dos adversários que os acusaram e uma decisão da autoridade máxima do governo babilônico baseada na raiva : "...Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva.."., imagine como o rei se sentiu ele pretendia demostrar a todos do seu reino a sua autoridade suprema e validar o seu poder divino e é contrariado  e desafiado na frente de toda corte por três jovem estrangeiros, a decisão de Nabucodonosoe foi cabal  mandou aumentar o aquecimento de uma fornalha e os jovens rebeldes deveriam ser lançados vivos nela, diz a Biblia que o fogo estava tão intenso que os soldados ao lançarem os codenados morreram queimados.
Em fim a rebelião havia sido exterminada e os que estavam presentes saberiam que as ordens do soberano Nabucodonosor para adoração não poderia ser contestada mas DE REPENTE algo acontece o rei vê dentro da fornalha quatro pessoas passeando no meio do fogo , ele pergunta aos seus  conselheiros:  "-Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? —Sim, senhor! —responderam eles. Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha..."  Notem só o rei viu os jovens andando na fornalha e o quarto homem os acompanhando.  Nobucodonosor não sabia que o Deus de Israel é ... um fogo consumidor. Hebreus 12:29  e "Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso." Deuteronômio 4:2 
Creio que Deus honrou a fé daqueles jovens, e também a promessa feita pelo Eterno através do profeta Isaías que respondeu quem poderia estar junto ao fogo consumidor "O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal..."
Agora o grande rei da Babilonia encontra se espantado e convencido que não era o absoluto, o poderoso, aquele que determinava o curso da vida dos seus súditos mas havia um DEUS Soberano, Onipotente , que determina o curso da vida dos homens.  
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego passaram pelo fogo e não foram consumidos, a decisão de não se inclinar para outro deus tinha sido recompensada, pois como ouro que passa pelo fogo , eles tiveram seu valor realssado pelo Ourives da Vida. Nabucodonoso os colocou em cargos importantes em seu reino e determinou que aqueles em seu reino que não reconhecesse a autoridade do Deus de Israel fosse punido.
O Senhor Eterno sempre recompensará as escolhas dos seus servos por honrar o Seu Nome diante dos homens, talvés estas escolhas sejam pela  verdade, justiça , honestidade e paz em nosso dia a dia na escola, faculdade, trabalho, família. O Eterno não muda nem mudará e aqueles que o desafiam achando que teem algum poder de decisão em suas mãos a respeito da vida  dos seus terão que comtemplar o Quarto Homem  ao nosso lado andando com a Autoridade que só pertence a Ele.




Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.)
Salmos 32:7