A Paz do Senhor Jesus!

A Paz do Senhor Jesus! Seja bem vindo. Assista nossos vídeos:



Loading...

domingo, 4 de julho de 2010

Glória e força



Beleza e Paz


Dai  ao Senhor, ó filhos dos poderosos, dai ao Senhor glória e força.

Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade.

A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.

 A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.

 A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.

Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens.

A voz do Senhor separa as labaredas do fogo.

A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.

A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória.

O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente.

O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.




No Salmo 29 Davi começa fazendo um convite para que o Senhor Eterno seja honrado, seja glorificado e adorado pela sua majestade e poder. Poder este que se manifesta de uma forma única pela sua voz , cujo som esta presente nas águas. Todos temos algo bem peculiar: a nossa voz,como recurso de comunicação. "Nunca devemos esquecer-nos de que falamos para o outro. A comunicação, a linguagem verbal, o uso da voz, isso só tem sentido quando temos o outro e quando nos fazemos entender para este outro. A voz é um recurso importante para esse entendimento. Ela pode dizer quando estamos interessados em alguém, quando estamos cansados, quando estamos tristes, alegres, nervosos, quando acabamos de acordar, quando estamos em um ambiente ruidoso, quando estamos calmos ou quando estamos exercendo uma atividade em que a voz é o diferencial". O salmista  nos mostra que somente quando adoramos ao Senhor temos comunhão e intimidade com Ele é  que podemos conhecer sua voz, como um bebê quando nasce já pode reconhecer a voz de sua mãe pelo contato íntimo com ela no ventre. O Senhor tem uma voz poderosa, que  a natureza reconhece e obedece, como podemos ver em Mat. 4:39 "E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança." Os discípulos de Jesus quando viram a tempestade  passar e chegar a bonança  perceberam com espanto o poder do Mestre "E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?" Mat.4: 41.
Davi declra que o Senhor é poderoso e que a sua voz reflete este poder, será que temos esta consciência? Será que temos reconhecido a voz do Mestre ou estamos como os discípulos que se espantaram com a autoridade da voz de Jesus , apesar de conviver com ele todo o tempo.
Jesus falou com Lázaro que estava dentro de uma cova fazia já 4 dias. Lázaro reconheceu a voz de Jesus apesar de estar morto. Jesus depois de agradecer ao Pai : " clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço." João 11:43-44.
No caminho de Emaús dois discípulos de Jesus caminhavam tristes e desesperançosos com a morte de seu Mestre. Então Jesus ressureto apresentou-se a eles. E eles lhe contaram porque estavam tristes com a condenação à morte do seu Mestre e sua crucificação, e que eles esperavam "que fosse ele o que remisse Israel" Lucas 24:20b. Após isso Jesus"estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram,..." Lucas 24:30-31. As adversidades podem fazer com que você não reconheça em um primeiro momento a voz do Senhor com sua autoridade, majestade, poder e vida . Mas lembre-se que as adversidades, a angústia e a morte (de seus sonhos, valores, planos ou de alguém que você ama) não irão impedir que o Senhor manifeste a majestade e o poder de sua voz para acalmar as adversidades, resuscitar o que temos por perdido e revelar o plano de Deus,  trazendo com isso, o consolo e a paz aos nossos corações e sentido as nossas vidas.
No final do salmo 29 existe uma promessa:  "o Senhor dará força ao seu povo"
Somente pode garantir a doação de força a seu povo Aquele que têm todo o poder e opera em qualquer situação até nas impossíveis e inconcebíveis. "Porque para Deus nada é impossível." Lucas 1:37
A palavra força significa :  Faculdade de operar, de executar, de mover, etc., Fortaleza, Poder, Solidez, Energia, Resistência, Viveza, Firmeza, Impulso, Esforço, Motivo, causa, Grande porção; abundância, Potência. Davi sabia  que esta promessa era verdadeira para aqueles que buscam ouvir a voz do Senhor,como ele mesmo cita ao longo dos Salmos :  144, ,113, 111,107, etc...
No Novo Testamento também vemos o cumprimento desta promessa ; na verdade vemos a própria promessa Jesus nossa Alegria, nossa Força, e nossa Paz.

"Estes alçarão a sua voz, e cantarão com alegria; e por causa da glória do Senhor exultarão desde o mar."Isa 24:14