A Paz do Senhor Jesus!

A Paz do Senhor Jesus! Seja bem vindo. Assista nossos vídeos:



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A sensação de vazio


A sensação de necessidade e carência já foi descrita pela filosofia, pela psicologia, pela literatura. A busca pelo preenchimento desse vazio impulsiona o homem na busca da razão de sua existência desde os primórdios da humanidade.


Se admitimos que essa falta jamais será preenchida com as ilusões das coisas materiais estaremos dando um grande passo. A tentativa do preenchimento desse vazio muitas vezes pode levar ao erro ao ser canalizada apenas para pessoas à nossa volta e até mesmo para coisas ou objetivos de vida.

O psicanalista francês Jacques Lacan afirmava que o vazio primordial alimenta a procura do homem por sua própria verdade. Para ele a falta não é, em si, negativa ou indesejável, mas o poderoso estopim de uma busca interna que pode se tornar reveladora.

Mas qual a verdadeira dimensão das nossas faltas e carências. Porquê as coisas materiais, os nossos objetivos de vida ou as pessoas á nossa volta não podem preencher esse vazio da alma. Qual a verdadeira dimensão desse vazio se nada que encontramos nesse mundo pode preenchê-lo. Vivemos em um mundo em que você somos como estrangeiros na busca de uma terra prometida. Parece que nossa mente nos prega peças como as miragens no deserto ao viajante sedento. Uma promoção no trabalho, um carro, uma casa, um desejo um relacionamento surgem como promessas de felicidade no preenchimento de carências e vazios existenciais. Diferente do viajante no deserto que anseia por água a carência de nossa alma não é por algo físico, pois toda vez que por isso optamos nos frustramos. Somos levados a reconhecer que o preenchimento do vazio da alma não deve estar em algo palpável mas faz parte do universo das coisas inefáveis.

O homem físico tem um tempo de vida e um fim do qual não pode escapar. Uma reação natural do homem é seu instinto de auto-preservação. Também é uma reação natural do homem se afastar de todas as coisas que o lembrem de suas vulnerabilidades. Exatamente por isso: coisas, objetivos de vida ou pessoas não poderão nunca nos satisfazer por completo por serem falíveis e mais cedo ou mais tarde apenas virem a reforçar nossas mais profundas carências e frustrações.




Percebemos que algo que verdadeiramente preencha nosso vazio interior deverá possuir características de imortalidade, incorruptibilidade e perfeição. Deve ser algo com características que são atribuídas apenas ao divino. E como alguém pode vir a ter contato com algo assim se não for apenas acreditando em algo que não se vê mas que certamente encontra eco no fundo do nosso ser e assim torna-se real.

O nosso corpo físico possui necessidades biológicas básicas. Ninguém nunca viu a falta de ar, a sede ou a fome apesar de senti-las. Mas quando não respiramos, não bebemos água ou não nos alimentamos essa necessidade torna-se tão real que pode até nos levar à morte.

O homem é feito além de um corpo de uma alma. A nossa alma também possui necessidades que precisam ser supridas. Quando nossa alma é atendida ela nos transmite a sensação de paz e plenitude. Porém os verdadeiros elementos que a podem preencher por completo possuem características somente atendidas por Deus. Um ar inextinguível, uma água que não deixa de fluir nunca e uma comida que nos sacia por toda a eternidade.

Creia: Jesús, o único filho de Deus, certamente é a única chave que se encaixará na fenda do vazio da alma humana. Ele é o único caminho que nos leva a Deus. Permita-se crer e ouse se entregar nas suas mãos: porque nele certamente você encontrará descanso. Quem escreve isso é um ex-ateu, ex-católico e ex-espírita que um dia foi alcançado por esse amor e negou a sim mesmo para ousar crer naquele que o chamava. Minha oração é: que esse chamado de Jesús para você seja mais claro e real que as letras deste texto e você agora lê. Busque nele e somente nele descanso para tua alma e certamente você o alcançará!

"O SENHOR te abençoe e te guarde;O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.!" Números 6: 24-26

"Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele." Jeremias 6:16
 
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."João 14:6
 
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27
 
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28
 
"E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." João 20:22
 
"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." João 4:14
 
Disse Jesus: "Eu sou o pão da vida." João 6:48