A Paz do Senhor Jesus!

A Paz do Senhor Jesus! Seja bem vindo. Assista nossos vídeos:



domingo, 1 de agosto de 2010

Favorecer




Consolar


 " O que vou contar aconteceu quatro meses mais tarde, no vigésimo ano do reinado de Artaxerxes. Um dia, quando o rei estava jantando, eu peguei vinho e o servi. O rei nunca me havia visto triste e por isso perguntou:  Por que você está triste? Você não está doente; portanto, deve estar se sentindo infeliz. Então eu fiquei com muito medo e respondi:  Que o rei viva para sempre! Como posso deixar de parecer triste, quando a cidade onde os meus antepassados estão sepultados está em ruínas, e os seus portões estão queimados?
O rei perguntou:  O que é que você quer?
 Eu orei ao Deus do céu e depois disse ao rei: Se o senhor está contente comigo e quiser atender um pedido meu, deixe que eu vá para a terra de Judá a fim de reconstruir a cidade onde os meus antepassados estão sepultados.
Aí o rei, tendo a rainha sentada ao seu lado, concordou com o meu pedido. Ele perguntou quanto tempo eu ficaria fora e quando voltaria. E eu disse.
Então pedi ao rei um favor: que me desse cartas para os governadores da província do Eufrates-Oeste, com instruções para que me deixassem passar até chegar à região de Judá.
Também pedi uma carta para Asafe, o guarda florestal do rei, mandando que me desse madeira para fazer os portões da fortaleza que protege o Templo e para fazer as muralhas da cidade e a casa onde eu iria morar. E o rei me deu tudo o que pedi, porque Deus estava comigo." Neemias 2: 1-8

"Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma." Jó 7:11

"que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.  Porque, como as aflições de CRISTO são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de CRISTO." II Co 1:4-5





Você já pensou que seu trabalho, sua formação profissional é um instrumento que Deus pode  usar para reconstrução de muros  de cidades e de vidas. Já sentiu a dor  de alguém, ou  de algum povo,  ao ponto de chorar e lamentar  como Neemias fez quando soube através de seu irmão a situação da cidade e do povo de Jerusalém?   
Neemias cujo nome significa 'Deus consola', ao ouvir as notícias que vinham da cidade de Jerusalém, da desolação, das dificuldades, do desprezo e da vunerabilidade que os habitantes daquela cidade estavam expostos  se entristeceu a tal ponto de chorar por dias e perder o apetite. Diante de tal angusta ele decide buscar ao Senhor das Alianças , confessando os pecados dos povo e os seus próprios. Neemias pede ao Senhor que ouça a sua oração e conceda a ele sucesso e graça diante do rei Artaxerxes. Passados quatro meses , com seu coração entristecido Neemias continuava sua tarefa de copeiro, servindo a mesa do rei, quem sabe com seu rosto abatido pela angustia de sua alma e de seu povo. De repente  os olhos do rei se abrem  para enxegar  a tristeza de Neemias, quebrando o protocolo o rei Artaxerxes pergunta ao servo que lhe servia vinho: "Porque é que estás tão triste?"
Que tremendo! Neemias servia  o vinho, que representa alegria, com o rosto triste. Durante estes quatro meses creio que a tristeza no coração de Neemias ia crescendo. O tempo passava e ele aguardava a consolação, mas parecia não haver oportunidade para encontrar uma solução. Creio também que ele tinha convicção que só o rei poderia ser o canal para o alíviar o sofrimento dele e do povo, o interessante é que Neemias não esperava que naquela noite chegasse o momento para compartinhar com o rei os seus anseios e angústias. Como ele mesmo diz: "Então eu fiquei com muito medo". Algo glorioso é saber que servimos ao Rei dos reis, com todo o empenho, mas muitas vezes nosso corações estão angustiados, anciosos desejosos de providencia para nós e para os nossos amados. Nos apresentamos ao Rei cumprindo o nosso dever e o tempo vai passando e a tristeza dos nossos corações vai se apoderando dos nossos rostos pensamos que ninguém o percebe nem mesmo o nosso Senhor, mas um dia ouvimos a pergunta "Porque é que estás tão triste?". Ele o Rei enxergou a sua dor, o seu sofrimento e como Neemias nos espantamos. Neemias apesar do medo, do espanto respondeu , aquela resposta já estava garvada no intimo dele e só bastou ele abrir a boca que a resposta jorrou em seus lábios, resposta esta que atingiu o coração do rei que lhe faz uma pergunta objetiva, direta e poderosa "O que você quer?", em Habacuque 2:1 o profeta diz "Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa.", esta é a atitude que devemos ter estar em vigia e esperar o que o Rei irá dizer, o que Ele irá arguir, pois a resposta nossa tem que estar preparada em nosso corações. Neemias fez uma oração ao Senhor e respondeu ao rei Artaxerxes com ousadia e segurança "...disse ao rei:  Se o senhor está contente comigo e quiser atender um pedido meu, deixe que eu vá para a terra de Judá a fim de reconstruir a cidade onde os meus antepassados estão sepultados." Hb 2:5 e  diz a palavra de Deus em Provérbios 21:1 "Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina a todo o seu querer." a resposta de Artarxerxes foi positiva e ainda concedeu a Neemias cartas com instruções para os gorvernadores e o guarda florestal do rei concerederem auxilio a Neemias.
 A palavra consolo tem como significado, prazer, deleite (que substitui dor, desgosto ou mal-estar), alívio, satisfação, conforto. O Deus que consola foi de fato para Neemias consolo, dando lhe prazer em lugar da tristeza, alívio em lugar da dor , satisfação em lugar da falta, conforto em lugar de desolação, este consolo atingiu ao povo através da fé e da intercessão deste servo do Senhor. O Rei dos reis esta procurando em nosso tempo servos como Neemias, que estejam dispostos e façam: da sua vida , de sua profissão de sua posição social, um instrumento para consolo de seu povo.


 

" Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! " II Co. 1:3